Boa tarde! Minha mãe é paciente de hemodiálise, existe probabilidade de eu herdar esse problema dela? Recentemente eu fiz uma tomografia, apareceram peque cálculos renais, que eu já tinha inclusive durante a gravidez. Tem alguma ligação?

  • Bom dia! Boa questão. Nesse caso é muito importante perguntar ao nefrologista que atende tua mãe qual o problema renal que levou a mesma a perder o rim. Isso pode ter diversas causas. Algumas doenças comuns como diabetes e hipertensão tem relação com histórico familiar, mas não uma relação direta com insuficiência renal. Outras doenças, como a doença policística renal, pode ser herdada diretamente. Agende uma consulta com o colega que conhece a situação da tua mãe.

    Dr. Roberto Herz Berdichevski
    Nefrologia
    Porto Alegre / RS