Fui diagnosticada com nefrite(GESF). Gostaria de saber se vou ter que fazer transplante de rim e qual o tratamento?

  • O acompanhamento com o Nefrologista é fundamental para essa patologia. Existem formas primárias e secundárias dessa patologia, o que poderá ser determinado em consulta, junto ao seu médico nefrologista e com a realização de exames. O tratamento se faz com medicações imunossupressoras no caso das primárias e o transplante renal só será necessário em caso de falha do tratamento medicamentoso e se houver perda da função renal.

    Dr. Gabriel Fernandes Silva
    Nefrologia
    Itajubá / MG
  • A GESF pode ser primária (quando é a própria doença em si) ou secundária a outras agressões que o rim já sofreu, por diversas causas. Dependendo de cada caso, o tratamento é diferente. Deves seguir tratamento com um nefrologista para definir essas questões. A questão do transplante, ele é uma opção terapêutica quando há esgotamento de função renal, assim como a diálise peritonial e a hemodiálise. Certamente, se for o caso, o seu nefrologista irá discutir essas opções.

    Dr. Roberto Herz Berdichevski
    Nefrologia
    Porto Alegre / RS