Gostaria de saber se o nefrologista retira as pedras dos rins ou só trata.

  • O tratamento das pedras dos rins (litíase ou cálculo renal), quando envolve retirada ou destruição das mesmas é feita por urologista. O nefrologista em geral investiga as causas da formação das pedras, principalmente se houver múltiplas crises ou vários cálculos formados.

    Dr. Roberto Herz Berdichevski
    Nefrologia
    Porto Alegre / RS
  • O nefrologista é um médico clínico, trata as crises agudas de dor e previne a formação de novos cálculos diagnosticando os fatores de riscos e agindo sobre eles. Se o cálculo tiver um grande tamanho, a ponto de não ser expulso de forma espontânea, o que é 5% dos casos, o tratamento é feito pelo urologista.

    Dr. Kleber Luiz da Fonseca Azevedo
    Nefrologia
    Medicina Interna Ou Clínica Médica
    Açu / RN