Ola, boa tarde. Gostaria de doar um Rim. Gostaria de saber como proceder.

  • Bom dia! A doação renal no Brasil só pode ser feita entre parentes de sangue, constituindo-se em exceção aquela feita entre cônjuges. Desse modo, se houver algum familiar seu que esteja precisando e podendo receber um transplante (em geral fazendo diálise), deve procurá-lo para conversar com o nefrologista que o atende, que então avaliará a possibilidade real.

    Dr. Roberto Herz Berdichevski
    Nefrologia
    Porto Alegre / RS
  • A doação de rim no Brasil é sempre voluntária e pode ocorrer em dois momentos: pós morte, quando autorizado pela família e o receptor sai da lista de pacientes inscritos para transplante, ou em vida, nesse caso a doação é autorizada para parentes até primos (popularmente primos de primeiro grau) ou cônjuge.
    Neste segundo caso, o doador deve ir a consulta com equipe de transplante junto com o paciente que irá receber o Rim.
    Atenciosamente,
    Felipe A. Magalhães
    médico nefrologista

    Dr. Felipe de Andrade Magalhães
    Nefrologia
    Rio de Janeiro / RJ