Paciente de 74 anos, desnutrido, disfágico e inapetente, apresentando ureia de 83 e creatinina de 1,2 sem alteração no hemograma. Em janeiro ureia era 19. Quais as possíveis causas dessa uremia?

  • Pelo quadro exposto, provavelmente esta elevação da ureia é devido à desidratação. Aumentar a ingesta de água vai ajudar, mas no caso de dificuldades para deglutição, pode-se tentar soroterapia endovenosa.

    Dr. Flávia Carvalho Leão Reis
    Nefrologia
    Belo Horizonte / MG