Pessoa com problema nos rins pode tomar o medicamento Codaten (receitado por um médico ortopedista)?

  • A codeína não é nefrotóxica, mas o diclofenaco, por ser anti-inflamatório não esteroidal pode ter consequências renais. Caso haja uma doença renal crônica estabelecida, com elevação de creatinina ou alguma alteração estrutural como Rins Policísticos, há associações mais inertes ao rim, como aquelas nas quais a codeína é associada ao paracetamol (Tyler, Paco). Se não houver doença renal estabelecida, o uso moderado de curta duração pode ser tolerado.

    Dr. Kleber Luiz da Fonseca Azevedo
    Nefrologia
    Medicina Interna Ou Clínica Médica
    Açu / RN