Por que não é possível fazer o transplante renal direto, sem antes passar pela hemodiálise?

  • Bom dia! Em primeiro lugar é uma questão de necessidade... só se beneficia de um transplante quem já está com função renal esgotada - isso significa em geral menos de 10 ml/min de filtração glomerular - 10% do normal para vc ter uma ideia aproximada (existem exceções, principalmente em transplantes rim-pâncreas conjugados). Em geral, nessas situações o paciente precisa de hemodiálise ou diálise peritoneal para sobreviver. Há também uma questão de legislação envolvida -- paciente que não esgotou função renal não pode estar em lista, em detrimento daqueles que já estão em diálise...
    Mas pode-se, em transplantes inter-vivos (doação entre familiares), com pacientes que acompanham com nefrologista no longo prazo, deixar tudo "engatilhado", de modo que quando o paciente for precisar diálise, ele recebe o rim do doador vivo.
    Importante fazer o acompanhamento com seu nefrologista e conversar sobre esse assunto para esclarecer o caso específico.

    Dr. Roberto Herz Berdichevski
    Nefrologia
    Porto Alegre / RS