Rins com policistos têm cura?

  • Não há cura ainda para esse problema, que em sua forma mais comum é herdada e posteriormente transmitida para 50% dos filhos. Muito estudos estão sendo realizados com drogas para retardar a formação dos cistos e, com isso, tentar parar a perda de função renal. Infelizmente não a temos ainda... Os cuidados com fatores de progressão como diabetes sobreposto, hipertensão, possivelmente evitar xantinas (cafeína) e alguns diuréticos podem retardar, mas infelizmente não param a progressão. Aconselhamento genético é importante para quem quer ter filhos. Diálise e transplante estão indicados nos casos bem avançados. Acompanhe com um nefrologista.

    Dr. Roberto Herz Berdichevski
    Nefrologia
    Porto Alegre / RS
  • É uma doença genética em que a pessoa portadora herdou do pai ou da mãe um gene mutante ou eventualmente uma mutação durante a gestação. A medicina ainda não tem um tratamento genético disponível para este caso, mas é perfeitamente possível retardar a progressão da doença.

    Dr. Milton Soares Campos Neto
    Nefrologia
    Belo Horizonte / MG