Tenho 50 anos, 60 kg, hipertenso, creatinina 5,80 mg/dl, ureia 139 mg/dl, proteína 150 mg/dl. A princípio retirei o sal e estou evitando alguns alimentos ricos em proteína e potássio. O que mais, além disso, tenho que fazer?

  • Bom dia! Certamente com esses exames o senhor deve com brevidade procurar um nefrologista para avaliar as causas, definir se essa alteração é aguda (quer dizer, de instalação recente) ou crônica (de instalação mais antiga e progressiva), definir cuidados alimentares e discutir possibilidades de tratamento.

    • Dr. Gabriel Fernandes Silva
    Dr. Roberto Herz Berdichevski
    Nefrologia
    Porto Alegre / RS
  • Olá! Pelos dados que você informou a sua função renal já está muito comprometida. Além da dieta, o controle rigoroso da sua pressão arterial é mandatório. Sugiro que faça um acompanhamento rigoroso com o nefrologista para que consiga ficar o maior tempo possível em tratamento conservador e saiba a hora certa de iniciar tratamento dialítico.

    Drª. Cristina Lupatini Pinto
    Nefrologia
    Belém / PA