Doutor Responde
Login

Neurologia - Perguntas respondidas

QUANTO TEMPO DE TRATAMENTO? POSSO PARAR O COM A MEDICAÇÃO PARA EPILEPSIA?
  • A duração do tratamento da epilepsia é extremamente variável, sendo algumas vezes durante toda a vida. A decisão de parar o tratamento é extremamente difícil para qualquer médico neurologista e depende de um exame clínico acurado, do tempo durante o qual o paciente está livre de crises (nunca menos de 2 anos), do tipo de epilepsia apresentado e de um a três eletroencefalogramas feitos em sequência. Alguns neurologistas preferem diminuir lentamente a quantidade da medicação quando tomam a decisão de parar o tratamento. NUNCA PARE O TRATAMENTO SEM CONSULTAR SEU MÉDICO NEUROLOGISTA.

    3
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
  • O tratamento para convulsão deve se estender por pelo menos 2 anos de completa remissão das crises convulsivas. O livro CURRENT DE NEUROLOGIA-BRUST corrobora essa afirmação de tempo de tratamento. Após esse período, o paciente deve realizar o desmame dos medicamentos que pode ser realizado em algumas semanas. Alguns pacientes portadores de lesões sequelares no cérebro muitas vezes não conseguem realizar o desmame e por isso em alguns casos necessitam do uso de anticonvulsivantes por um período superior a dois anos. Interessante lembrar que eletroencefalograma alterado durante o tratamento medicamentoso pode estar associado a uma chance maior de recidiva das crises após a realização do desmame. Caso o paciente retorne a ter crises convulsivas, após o desmame completo, deverá retornar a fazer uso da medicação e consultar novamente com o seu neurologista.

    0
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Sinto uma dor estranha na minha cabeça, atrás da orelha e vai em direção ao centro da cabeça do lado esquerdo. Já tive uma isquemia transitória há 3 anos, a dor parece que arde, queima, muito estranho. Não é uma dor de cabeça normal. O que pode ser?
  • Toda dor de cabeça (cefaléia, em termos médicos) deve ser avaliada em consulta para um detalhamento de sintomas que é fundamental para a classificação da dor segundo a International Headache Society.
    De acordo com o diagnóstico obtido, o melhor esquema de tratamento será indicado ou mesmo exames complementares serão solicitados.
    Uma possibilidade para sua dor seria um problema na coluna cervical e pode não ter nada a ver com o Ataque isquêmico.
    Consulte um neurologista! ;-)

    0
    • Dr. Jonas Bernardes de Lima Filho
    1
    Dr. Roger Taussig Soares
    Dr. Roger Taussig Soares
    Neurologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
TIVE UM ISQUEMIA TRANSITÓRIA HÁ CERCA DE 2 MESES E AGORA ÀS VEZES REPUXA BEM LEVEMENTE PERTO DA BOCA, DO LADO ESQUERDO. É PERIGOSO?
  • Uma isquemia transitória não deve deixar sequelas e em geral dura em torno de 20 minutos. Quando o tempo de sintoma se prolonga, a chance de que tenha havido um pequeno AVC aumenta.
    Seu sintoma atual pode estar relacionado a uma pequena cicatriz no cérebro desse evento "transitório" que teve. Consulte um neurologista e faça exames mais aprofundados, como uma ressonância magnética.

    0
    • Dr. Jonas Bernardes de Lima Filho
    1
    Dr. Roger Taussig Soares
    Dr. Roger Taussig Soares
    Neurologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Boa tarde, quando estou ansiosa ou com fome fico com as mãos trêmulas a ponto de não conseguir escrever direito ou colocar uma colher de açúcar no café. Qual especialista devo procurar?
  • Bom dia!
    O profissional indicado para avaliar tremores é o Neurologista.
    Existem várias causas de tremor, sendo o mais comum denominado tremor fisiológico exacerbado, um tipo de tremor benigno que habitualmente não causa dificuldades para as tarefas diárias ou constrangimento social. O universo de possíveis causas é amplo e varia desde causas psicogênicas a tremores causados por doenças degenerativas ou lesões cerebrais. Caso seu tremor persista e continue a incomodar, é importante a avaliação de um especialista.
    Abraço!

    Dr. Filipe Miranda Milagres Araujo
    CRMMG 57253
    RQE 42850

    2
    Dr. Filipe Milagres
    Dr. Filipe Milagres
    Neurologia
    Barbacena / MG
    Solicitar agenda
Minha mãe tem 76 anos e não consegue ficar muito tempo em pé. Fica toda bamba e acaba caindo. Não consegue segurar muito tempo a xícara de café, começa a tremer e deixa o objeto cair. Será que sua coordenação motora está ficando comprometida?
  • Boa noite. Existem vários motivos pelo qual uma paciente idosa pode não conseguir ficar de pé, variando desde causas cardíacas (hipotensão postural - baixa da pressão arterial quando fica de pé) até causas neurológicas. A associação com tremor pode sinalizar causas neurológicas. O ideal seria realizar um exame clínico e neurológico detalhado e avaliar se seria necessário algum exame complementar.

    3
    Dr. Paulo Pereira Christo
    Dr. Paulo Pereira Christo
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.