Bom dia. Sou homem, 52 anos, magro e alto. Faço academia há 3 meses e estou me sentindo bem mais disposto, porém não estou conseguindo ganhar massa magra. Já fiz dietas com nutricionistas e "nada". A tireoide tá ok. Existem outros exames específicos?

  • Tem que fazer uma avaliação de vários fatores que influenciam no ganho de massa muscular, não só exames de laboratório.
    A avaliação de testosterona, hormônio de crescimento, cortisol, DHEA, insulina, tipo de exercício, quantidade e proporção de nutrientes ingeridos, tipo e quantidade de treino, quantidade de horas e qualidade de sono, doenças associadas, características constitucionais da pessoa, além de várias outras coisas que podem surgir de um exame físico e anamnese completa durante uma consulta, são necessárias para uma abordagem completa e mais eficiente. Sugiro que faça uma consulta com um nutrólogo, porém, a escolha de um profissional para tratamentos longos não tem que depender unicamente de um diploma e sim de como você se sinta durante a consulta.
    Sucesso!

    Drª. Analía Arguello
    Nutrologia
    Novo Hamburgo / RS