Gostaria de saber se a nutrologia tem alguma referência com a diabetes descompensada. Através da nutrologia a gente consegue reverter o quadro de diabetes?

  • Sim, uma das especialidades do médico nutrólogo é o tratamento de diabetes.
    Não se consegue reverter e curar uma doença crônica como o diabetes, mas dependendo do estágio da doença pode-se conseguir o controle somente com dieta, ou com dieta + atividade física, ou com dieta + atividade fisica + medicamento oral, ou com dieta + atividade física + medicamento oral + insulina. Nem a cirurgia bariátrica cura o diabetes, apenas controla o mesmo em alguns casos, pois se o paciente voltar a engordar tudo indica que voltará o diabetes.
    Todo tratamento vai depender do estágio de seu diabetes e das comorbidades.
    O mais correto seria fazer uma avaliação com médico nutrólogo ou endocrinologista, o qual vai propor a melhor terapia para seu caso.

    Dr. Leônidas Tavares Silveira
    Nutrologia
    Endocrinologia e Metabologia
    Bom Jesus do Itabapoana / RJ