Tirei a vesícula há 20 anos e na época os médicos disseram somente "coma menos gordura". Estudando a respeito, deparei com a questão: preciso tomar sais biliares todos os dias para processar e absorver as vitaminas lipossolúveis como A, D3, E e K?

  • Supostamente, o corpo se adapta à nova condição (não ter vesícula), porém, dependendo de cada paciente, uma dieta com baixo teor de gorduras, somado à falta da vesícula, podem sim interferir nos níveis destas vitaminas. Antes de tomar sais biliares, seria muito bom avaliar teus níveis de vitaminas lipossolúveis e fazer a reposição se for necessário.

    Drª. Analía Arguello
    Nutrologia
    Novo Hamburgo / RS