FIZ UMA CONSULTA RECENTE E MEU ASTIGMATISMO DO OLHO DIREITO ESTÁ EM QUASE 9 GRAUS, QUAL O PROCEDIMENTO MAIS APROPRIADO?

  • Astigmatismo de 9,00 está fora da média populacional. Sugiro exame do relevo da córnea - ceratoscopia computadorizada também chamado de topografia de córnea.

    Dr. Alexandre Teles Holanda
    Oftalmologia
    Fortaleza / CE
  • Na ausência de acidente, astigmatismo tão elevado é sugestivo de CERATOCONE.
    Exame oftalmológico consciente esclarecerá se se trata 'apenas' de astigmatismo ou ceratocone.
    Caso venha a se confirmar este último, será necessário instituir tratamento urgente.
    Dentre outras medidas cabíveis no caso, é importante NÃO COÇAR OS OLHOS!
    Coçá-los acelera e agrava o processo de ceratocone.
    Portanto, NAO COÇÁ-LOS !!!
    V. Johnson, oftalmologista, Campinas-SP
    = = =

    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • Astigmatismo de 9 graus deve ser investigado com topografia e tomografia de córnea para fechar diagnóstico de ceratocone. Caso positivo, o ideal é fazer a implantação do anel de Ferrara, que além de recuperar a visão, melhora a qualidade visual e contribui para diminuição significativa do astigmatismo, além de estabilizar a progressão e evolução do ceratocone. Hoje, o anel de Ferrara é o principal tratamento do ceratocone pois é seguro, feito com anestesia local e permite uma recuperação rápida da visão (cerca de 3 a 4 meses), com baixíssimo risco, pois não é cirurgia invasiva.

    Dr. Jarbas Pereira de Macedo
    Oftalmologia
    Goiânia / GO