Minha esposa precisa fazer cirurgia de catarata. Quais exames ela tem que fazer? Ela é cadeirante, tem pressão alta e tem que marcar consulta. Desde já obrigado.

  • Além dos exames específicos oftalmológicos, que na maior parte das vezes é feito no próprio consultório, sugere-se realizar uma avaliação clínica completa, com eletrocardiograma, raio X de tórax, hemograma completo e coagulograma. Com estes exames, a liberação para cirurgia por parte do clínico ou outro médico que já a acompanhe. Se houver qualquer problema, primeiro fazer o controle das doenças sistêmicas (hipertensão, por exemplo) para depois pensar na cirurgia ocular.

    Dr. Pedro Carlos Carricondo
    Oftalmologia