Tenho pterígio nos dois olhos, tenho que fazer cirurgia ou raspagem?

  • Boa tarde. Raspagem do pterígio também é uma cirurgia , mas tira somente a cabeça e com alto índice de recidiva (de voltar). O ideal é a remoção completa do pterígio e usar a conjuntiva saudável de baixo da pálpebra para transplantar para este local. Assim a taxa de recidiva é menor.
    Consulte com seu oftalmologista, ele vai poder indicar qual é o melhor procedimento para o seu caso.

    •  Vinicius Mac Cord Lanes Baldino
    Drª. Karina Ariane Gaio
    Oftalmologia
    Florianópolis / SC
  • O leigo chama de raspagem, mas é cirurgia. Veja com oftalmo de confiança se precisa operar.

    Dr. Ricardo Castanheira de Carvalho
    Oftalmologia
    Brasília / DF
  • Depende da extensão do pterígio!

    Drª. Celia Maria Leal Neves
    Oftalmologia
    Salvador / BA
  • Cirurgia ou raspagem têm o mesmo significado são sinônimos.
    Recomenda-se a realização da cirurgia após os 40 anos. A recidiva é menos frequente após esta faixa etária.
    Estou à disposição.
    Ronaldo.