Boa tarde! O que significa inversão da curvatura cervical fisiológica? Incipiente espondilose cervical?

  • Boa noite.
    A coluna possui 4 curvaturas fisiológicas, ou seja, normais. São elas: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacro-coccígea. Essas curvaturas se equilibram para deixar sempre a cabeça do indivíduo alinhada com o seu centro de gravidade, que fica localizado na primeira vértebra do sacro. Um paciente pode, devido a diversas causas, apresentar uma diminuição ou aumento de qualquer uma dessas curvaturas fisiológicas. A causa mais comum é degenerativa. Na radiografia simples, identificamos o início da degeneração da coluna com presença de pequenos osteófitos (formações ósseas na tentativa do organismo de aumentar a estabilidade), diminuição do espaço do disco intervertebral e esclerose dos platôs vertebrais ou das facetas (articulações na parte posterior da coluna). A este processo inicial de degeneração da coluna damos o nome de espondilose incipiente, ou simplesmente artrose!
    É fundamental realizar acompanhamento com um médico para esclarecimento de dúvidas e tratamento adequado.

    Dr. Tiago Argolo Bittencourt de Oliveira
    Ortopedia e Traumatologia
    Salvador / BA