Boa tarde, estou com o ligamento cruzado do joelho direito rompido desde 2015. Estou pensando em cirurgia. Qual o tempo de recuperação? Pergunto porque tenho um projeto profissional pra início do ano que vem.

  • Boa tarde, o tempo de recuperação após reconstrução do ligamento cruzado anterior leva em média 1 ano para que o paciente seja liberado para atividades esportivas, se for esse o intuito.
    No entanto, com 5 anos após a lesão já podem existir outras alterações no joelho que precisariam de tratamento cirúrgico (como lesão meniscal, "afrouxamento" de outros ligamentos do joelho). Há necessidade de consulta com um especialista em cirurgia do joelho para o diagnóstico dessas possíveis lesões e planejamento pré-operatório adequado.
    O tempo de recuperação acima é uma média. Hoje em dia, levamos em consideração não só o tempo após a cirurgia, mas também outros fatores como força da perna operada, mobilidade, resposta a determinados "scores" no acompanhamento, dentre outros.

    Dr. Murillo Cruz Mourão
    Cirurgia Do Joelho
    Ortopedia e Traumatologia
    Belo Horizonte / MG