Bom dia. Fiz raio x da tíbia e o resultado deu "sinal de fratura da tíbia antiga", fiz raio x de tornozelos e deu "esporão plantar e calcificação na inserção do tendão calcâneo". Por favor, o que significa? Obrigada.

  • O resultado de que você está falando é o laudo, eu imagino. O laudo de um exame de imagem, isoladamente, não deve ser levado ao pé da letra. O exame e seu laudo só são úteis quando avaliados em conjunto com o quadro geral do paciente.

    Se o exame sugere fratura antiga da tíbia e você de fato teve uma fratura da tíbia no passado, o exame pode estar normal. Agora, se você não teve uma fratura da tíbia no passado, o radiologista provavelmente observou alguma alteração óssea e a descreveu da melhor maneira que pôde. Recomendo que passe por avaliação de um ortopedista para passar a limpo esta situação.

    O esporão plantar e a calcificação do tendão calcâneo representam marcadores de sobrecarga nas estruturas do pé. Recomendo que procure um ortopedista para iniciar seu tratamento.

    Dr. Horacio Cardoso Salles Filho
    Cirurgia da Mão
    Ortopedia e Traumatologia