Bom dia, tenho escoliose torácica e toraco-lombar esquerda com ângulos de Cobb de 13 e 10, respetivamente. Também o membro inferior direito é 0,5 cm menor que o contralateral. Qual seria o melhor tratamento? RPG? Grata.

  • Boa noite.

    Escoliose dessa magnitude é considerada leve, não progride após a maturidade esquelética e nem causa problemas futuros, não necessitando de tratamento algum. Os estudos mostram que pacientes que possuem escoliose leve tem o mesmo risco de ter dor na coluna que indivíduos que não tem escoliose. Da mesma forma, diferenças de comprimento dos membros inferiores menores que 1cm não exigem nenhum tipo de tratamento.

    Só será necessário acompanhamento médico caso você ainda não tenha atingido a maturidade esquelética.

    Dr. Tiago Argolo Bittencourt de Oliveira
    Ortopedia e Traumatologia
    Salvador / BA