Estou com cisto facetário lombar, fiz ressonância e acusou. O ortopedista quer fazer cirurgia. Quando levanto não consigo apoiar a minha perna esquerda no chão porque dói muito. Teria outra opção de tratamento sem ser a cirurgia? Obrigada!

  • Boa noite.
    Quando o cisto sinovial cresce para dentro do canal vertebral ele pode comprimir os nervos que passam dentro da coluna, provocando dor irradiada para uma ou para as duas pernas. O tratamento inicial é com fisioterapia, medicações e fortalecimento muscular. Pode-se tentar também aspiração do cisto com infiltração facetária. Porém, muitas vezes, nada disso funciona e só nos resta mesmo o tratamento cirúrgico para remoção do cisto.

    Dr. Tiago Argolo Bittencourt de Oliveira
    Ortopedia e Traumatologia
    Salvador / BA