Tenho dor de cabeça semanalmente, tomo dipirona e passa. Tenho "espoliondiose degenerativa" há 8 anos, será que piorou? O raio X pedido pelo médico acusou na vértebra C4 e C5. Tenho um desvio na dorsal também e estou praticando Yoga. O que fazer?

  • Algumas considerações são necessárias. Uso indiscriminadamente de medicamentos, um dia fará mal. "Espoliondiose" não conheço provavelmente és adulto(a) e o diagnóstico deve ser espondilose, que representa a artrose das juntas, talvez mencionadas anteriormente. O 'desvio dorsal' provavelmente deve ser cifose ou escoliose. Meu parecer: consultar um especialista de coluna para traçar primeiro um tratamento inicial para tirar a dor e depois uma reabilitação mecano-postural vertebral. Quanto à yoga, nem tudo faz bem para coluna, principalmente a dolorosa.

    Dr. Joao Carlos Gomes de Jesus
    Ortopedia E Traumatologia
    Vitória / ES