Tenho espondilose lombar, discopatia degenerativa e hérnia de disco. Tem cura ou só tratamento?

  • Quando se fala de cura das doenças de coluna, os pacientes esperam ter uma coluna normal. Isto, em geral, não é possível, devido à natureza das lesões envolvidas.

    As lesões que você descreveu são de natureza degenerativa, relacionadas a desgaste das estruturas da coluna por sobrecarga. As lesões se acumulam ao longo de muitos anos, até que se manifestam como dor local e perda de função.

    Assim como as lesões levam tempo para se estabelecerem, o tratamento também leva tempo.

    O tratamento envolve, sem exceção, longos períodos de fisioterapia e reabilitação. Alguns casos podem se beneficiar do tratamento cirúrgico, mas isso deve ser indicado pelo cirurgião de coluna que o acompanha.

    De maneira geral, não se fala de cura em doenças da coluna, mas sim de controle dos sintomas e da manutenção de um estado de equilíbrio, onde as lesões deixam de evoluir e o paciente consegue mudar seu estilo de vida. Dessa forma, otimiza-se a qualidade de vida a longo prazo.

    Dr. Horacio Cardoso Salles Filho
    Cirurgia da Mão
    Ortopedia e Traumatologia