Fui operada de Síndrome de Ménière há uns 20 anos. Sinto que estou tendo uma sequela do lado contrário da cirurgia, como se fosse um desgaste da massa cefálica, isso procede? Continuo sentido zumbido, perdi audição.

  • Prezado/a paciente-internauta,

    Se a eventual lesão - e imagino que a sua descrição possa ter sido baseada em algum achado de exame radiológico - é contralateral ao lado da cirurgia, podemos afirmar neste caso que não há relação.

    Entretanto, em relação ao zumbido e a perda auditiva, estes sim, podem acometer-te em ambos os lados em função do curso clínico da Doença de Ménière - no que tange à cirurgia, eventuais sequelas ou complicações - mais uma vez informo - só incidiriam no lado abordado.

    Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ