Olá, boa tarde! Eu estive reparando nos dois ouvidos de meu filho e não havia cera e nem aquele excesso, isto é prejudicial?

  • Prezado paciente-internauta,

    Tal qual o excesso, a ausência total de conteúdo ceruminoso também não é desejável, pois estaríamos privando este conduto auditivo de uma importante camada protetora.

    Entretanto, mesmo que respeitando a sua impressão, creio que seja fundamental, para estabelecer se de fato há deficiência na secreção ceruminosa, que seu filho seja submetido à avaliação de um especialista, que terá parâmetros mais fidedignos para diagnosticar.

    Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ