Tenho problema de cáseos amigdalianos... e já tive a indicação para remoção das amígdalas... gostaria de saber: se eu removê-las, os cáseos podem se acumular em outra região da minha boca?

  • A princípio não.

    Drª. Graziela de Oliveira Semenzati
    Otorrinolaringologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • Prezado/a internauta,

    O mais provável é mesmo que, se você já foi submetida/o à avaliação de um especialista e foi estabelecido o diagnóstico de faringotonsilite crônica caseosa, é que a cirurgia obtenha o resultado esperado na eliminação de tais acúmulos.

    As tonsilas palatinas (amígdalas) hiperplasiadas (aumentadas e cujas criptas encontram-se alargadas são os locais mais comuns de retenção de restos celulares e alimentares que irão demandar a reação do organismo que culminará com a formação do cáseo.

    É possível que haja outros recessos e espaços em sua cavidade orofaríngea onde os restos podem se acumular, mas isto, embora possível, é muito pouco provável.

    Forte abraço!

    Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ