Tenho um zumbido constante no ouvido, o que pode ser?

  • O zumbido é um sintoma que pode estar relacionado a muitas causas diferentes. Pode vir associado a perdas auditivas diversas, como nas pessoas que se expõem a ruídos ocupacionais ou recreativos, perdas auditivas relacionadas ao envelhecimento ( presbiacusia), doenças dos ouvidos como a otosclerose, ototoxicidade (medicamentos e outras substâncias tóxicas para os ouvidos), doenças do labirinto (como a doença de Meniere), doenças neurológicas e cardiológicas, doenças osteomusculares, etc.
    Ou seja, pode ter muitas causas diferentes.
    Por isso se faz necessário uma avaliação completa com um médico especializado, que é o otoneulogista (médico otorrino especializado em zumbidos e doenças do labirinto).
    Atenciosamente.

    Drª. Luciana Aparecida Fim
    Otorrinolaringologia
    Rio de Janeiro / RJ
  • Zumbido pode ser causado por doenças sistêmicas ou do ouvido - Necessário investigação.

    Dr. Eduardo Lemos Silveira
    Otorrinolaringologia
    Polissonografia
    Palmas / TO