Qual o tratamento e as medidas preventivas para evitar pneumonia por aspiração (RGE)?

  • Elevar cabeceira; não mamar deitado; apos alimentação, aguardar alguns minutos sentado antes de deitar; evitar refeiçoes pesadas a noite/antes de dormir. Se tiver refluxo, precisa avaliar com gastro tratamento específico. Se tiver neuropatia/distúrbio de deglutição, acompanhar com fonoaudióloga.

    Drª. Paula Tannus
    Endoscopia Respiratória
    Pneumologia Pediátrica
    Salvador / BA