Li na Web-médica que mudar a posição do dormir (de lado ou barriga pra cima) ajuda/cura a apneia do sono (usei CPAP por 5 anos: o barulhinho perturbava bastante o sono). É verdade?

  • Para quem tem apnéia do sono, dormir de lado reduz o ronco e ajuda a ter menos episódios de apnéia, contudo não é uma solução definitiva. Vc deve analisar se não há outros fatores colaborando para sua apnéia, como obesidade, uso de remédios para dormir, ou uso de álcool à noite, que podem colaborar para a apnéia. Se mesmo eliminando esses fatores a apnéia persiste (e é importante verificar pela polissonografia quais alterações vc apresenta durante o sono), a solução mais adequada realmente é o uso do CPAP. Procure uma empresa especializada em CPAPs, e teste diferentes aparelhos. Hoje no mercado há várias marcas e modelos, e certamente vc vai encontrar algum que não incomode tanto. Mas não deixe de usar, porque esse problema pode lhe causar graves problemas a longo prazo.

    Drª. Thais de Abreu Correa de Lara
    Clínica Médica
    Pneumologia
    Jacareí / SP