Meu filho(34) e meu neto(10)estão há mais de 1 mês com crises de tosse que ocasionam vômito e falta de ar por uma secreção transparente que asfixia. Estão medicados com antibióticos, fizeram radiografias,só na do neto apareceu 1 bactéria. Coqueluche?

  • A possibilidade de ser coqueluche é grande, mas há outros quadros infecciosos que são semelhantes. Não é possível aparecer bactéria na radiografia de tórax. Para confirmar, seria necessário exame de sangue IgG anti toxina pertussis.

    Drª. Marise Nunes Pitta
    Pneumologia
    Angra dos Reis / RJ