Boa noite, minha mãe tem 65 anos, há 4 anos fez duas cirurgias de quadril, porém sente muitas dores e ainda não consegue andar direito. Toma muitos medicamentos fortes para dores, ela fala que a dor não é no osso, é na carne, o que pode ser?

  • Sua mãe pode ter desenvolvido uma dor crônica. Isso é o que ocorre quando um processo ortopédico, como uma artrose de quadril, por exemplo, existe por período prolongado e mesmo após uma cirurgia a sensação dolorosa persiste, pois ela passa a estar centralizada em áreas cerebrais. Esse tipo de dor provoca uma sensação de incômodo difuso, que pode ser interpretado como uma dor muscular. Apenas medicamentos capazes de modular a química cerebral podem aliviar este tipo de dor. Esses medicamentos devem estar associados à técnicas de reabilitação fisioterápica bem como a mudanças comportamentais, já que a dor centralizada é multifatorial, podendo ser influenciada por emoções. É preciso ter o apoio de uma equipe multidisciplinar para se obter uma melhora da qualidade de vida do paciente com dor crônica.

    Drª. Viviane Silva Batlle
    Reumatologia
    Belo Horizonte / MG