Minha mãe está com muita dor nos joelhos, nas juntas... meio do braço e punho... estão inchados... disse que sente muita dor. Será que está com fibromialgia?

  • Olá. Por apresentar inchaço de punhos, muito provavelmente ela tem um quadro de artrite e não de Fibromialgia. Para se fechar o diagnóstico de Fibromialgia é muito importante ter um quadro compatível não só de dores, mas também de uma série de outras manifestações fora das articulações. Como não existe um exame laboratorial específico, outras doenças articulares devem ser afastadas.

    Dr. Dorio Elman
    Medicina Física E Reabilitação
    Reumatologia
    São Paulo / SP
  • Bom dia! Pode ser fibromialgia, porém várias outras patologias reumáticas e transtornos músculo-esqueléticos podem causar mesmos sintomas.

    Dr. Edson Pedroza dos Santos Junior
    Reumatologia
    Gurupi / TO
  • O inchaço/edema dos punhos exclui a fibromialgia, inicialmente. E ela é capaz de identificar as articulações acometidas, diferentemente da Fibromialgia em que o paciente apresenta uma dor difusa. Pelo quadro provavelmente tem uma Osteoartrite Primária, mas nada impede que tenha um quadro de Fibromialgia associado. Pacientes portadores de dor crônica são mais suscetíveis a desenvolver Fibromialgia.

    Dr. Bruno Pereira de Luna Freire
    Reumatologia
    Jaboatão dos Guararapes / PE
  • Boa noite, fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor articular, rigidez matinal, distúrbio no sono, fadiga, ansiedade, depressão, comprometimento de memória e concentração, frio intensifica a dor e o edema não é uma característica comum. Outras situações como artrite reumatoide, osteoartrite, por exemplo, devem ser investigadas.

    Dr. Marcio do Nascimento Silva
    Clínica Médica
    Reumatologia
    Niterói / RJ