O reumatologista é especialista em lúpus?

  • O lúpus eritematoso sistêmico (LES ou lúpus) é uma doença autoimune de causa desconhecida, que pode afetar qualquer parte do corpo e que resulta em inflamação e dano tecidual. Há duas formas da doença: a discoide e a sistêmica. A forma discoide sempre é limitada à pele e a forma sistêmica pode afetar também órgãos internos e, por isso, costuma ser mais grave. Vários especialistas podem ser consultados, dependendo do local mais acometido, tais como clínicos gerais, dermatologistas, reumatologistas, cardiologistas, neurologistas, etc.

    • Dr. Bruno do Nascimento Antunes
     Equipe médica Centralx
  • Sim, o Lúpus é 100% da alçada do reumatologista, e quando houver lesões de pele importantes, do dermatologista. Busque "Alfredo Toledo e Souza" no Youtube para maiores esclarecimentos, e boa sorte.

    Dr. Alfredo Toledo de Oliveira e Souza
    Geriatria
    Reumatologia
    Itanhaém / SP