Reumatologista: tenho dores na coluna sacral desde os 26 anos, já fiz muitos exames e descobriu sacroileíte severa dos dois lados. Convivo bem com a dor, apesar de ter dias que quero gritar! Fujo de remédios!! Estou com 46 anos. O que pode acontecer?

  • Uma imagem sugestiva de sacroileíte não nos informa sobre a causa. É preciso fazer uma análise mais criteriosa do contexto clínico para lhe informar sobre o diagnóstico etiológico dessa alteração de sacroilíacas para lhe orientar um prognóstico e condutas. Muitas vezes, o que parece ser uma inflamação pode na verdade ter uma causa mecânica.

    Drª. Viviane Silva Batlle
    Reumatologia
    Belo Horizonte / MG