Tenho 53 anos fiz um exame e acusou osteoporose. Sinto muitas dores no joelho, ombro, coluna, bacia, enfim nas articulações. Não estou conseguindo nem andar, estou tomando prednisona mas já não esta mais fazendo efeito. O q devo tomar pra passar dor?

  • Boa noite, osteoporose não provoca dores como você mencionou. Dores nos joelhos, ombros e várias articulações podem ser sintomas de várias doenças diferentes como artrite reumatoide, osteoartrose, espondilite dentre outras.

    Primeiramente você deve fazer uma consulta com reumatologista para saber qual é o diagnóstico (que não é simples de ser realizado) para depois saber quais os medicamentos mais indicados.

    Dr. Luciano Junqueira Guimaraes
    Reumatologia
    Reumatologia Pediátrica
    Brasília / DF
  • É necessário separar ARTROSE (que dói) e OSTEOPOROSE (que não dói). O tratamento da artrose é feito com analgésicos, perda de peso e exercício físico. O tratamento da osteoporose é com medicamentos que ajudem na quantidade de cálcio e proteína nos ossos. Inclusive, procure seu médico, pois o uso crônico de prednisona piora muito a osteoporose, aumentando o risco de fratura (quebrar os ossos).

    Dr. Rafael Emerich de Abreu
    Reumatologia
    Vitória / ES