Após cirurgia, quantas ejaculações são necessárias para que não tenha mais riscos? E quantos dias são recomendados?

  • Na verdade não existe um número fixo, recomenda-se 20 ou mais ejaculações. Porém, o que importa é que o espermograma esteja zerado. Após as 20 ejaculações se faz o espermograma, se não zerar os espermatozoides, recomenda-se mais ejaculações e depois novo espermograma, até zerar.

    Dr. Cristiano Drumond Moreira
    Cirurgia Geral
    Urologia
    Guarapari / ES
    Marcar consulta
  • Imagino ser a cirurgia de vasectomia. Então, após 20 ejaculações faz-se um espermograma. A partir daí, o resultado mostrando ausência de espermatozoides, não haverá riscos de gravidez indesejada. Importante é saber que repete-se anualmente o espermograma, pois há casos relatados na literatura de reversão espontânea de vasectomia.

     André Milanezi Lorenzini
    Urologia
    Belo Horizonte / MG