Fiz uma lito intra em novembro de 2016, tinha um cálculo de 8mm. Fiz uma eco e estou com outro com 6mm. Fiquei em dúvida se tiraram todo mesmo. Até que tamanho do cálculo dá para fazer a litotripsia intracorpórea?

  • Bom dia.
    A Litotripsia intracorpórea (cirurgia endoscópica) é um excelente método para tratamento de cálculos renais. Em geral, um cálculo de 8 mm é completamente pulverizado durante a cirurgia. Em algumas ocasiões, alguns fragmentos são retirados, mas não é a rotina. Algumas situações tornam a cirurgia mais difícil, como por exemplo a conformação anatômica da pelve renal e dos cálices renais. Isso influenciará se o aparelho consegue ou não alcançar o cálculo. No seu caso, se não existe um exame de imagem realizado logo após o procedimento, não há como afirmar com certeza absoluta se esse cálculo que a última ecografia mostrou é uma nova litíase ou se é fragmento do cálculo outrora tratado.
    Quanto ao tamanho, a rigor, cálculos intrarrenais podem ser tratados quando acima de 5 mm ou até de 1 cm, a depender da literatura seguida. Na minha experiência, tratamos cálculos maiores ou iguais a 6 mm.
    Já as opções de tratamento passam desde a observação, a Litotripsia Extra Corpórea e a cirurgia endoscópica, aqui discutida.
    Espero ter ajudado.
    Um grande abraço.

    Dr. Hilius Roberto de Campos
    Urologia
    Londrina / PR