Gostaria de saber se a mulher também pode consultar com um urologista.

  • Sim! Urologista trata as doenças do trato urinário tanto de homens quanto em mulheres (órgãos como os rins, ureteres e bexiga, são comuns em ambos os sexos) e trata também as doenças dos órgãos genitais e reprodutivos masculinos (o que é feito pelo ginecologista nas mulheres).
    Quadro de infecções urinárias, distúrbios miccionais, cálculos renais, além dos cânceres de Rim, bexiga e uroteliais são tratados pelo urologista nas mulheres e homens.

  • A mulher também pode necessitar da avaliação do médico urologista. A urologia trata do sistema urinário tanto de homens, quanto de mulheres e em qualquer faixa etária. As alterações genitais femininas também podem ser tratadas pelo urologista, embora, haja uma tendência de serem primeiramente vistas pelo médico ginecologista, principalmente quando envolve a bexiga e a uretra feminina. As infecções urinárias de repetição também podem ser avaliadas pelo médico urologista.

    Dr. Marcos Mitsuyoshi Mori
    Urologia
    Salvador / BA
  • Sim, as mulheres podem consultar um urologista se tiverem questões ou preocupações relacionadas ao sistema urinário ou reprodutivo. Embora a urologia seja tradicionalmente associada ao cuidado da saúde do sistema urinário masculino, urologistas também são especialistas no tratamento de condições que afetam o sistema urinário feminino.

    Alguns motivos pelos quais uma mulher pode consultar um urologista incluem:

    Infecções do Trato Urinário (ITU):

    As ITUs são comuns em mulheres e podem afetar a uretra, bexiga, ureteres ou rins. Os urologistas podem diagnosticar e tratar ITUs.

    Incontinência Urinária:

    A incontinência urinária pode afetar tanto homens quanto mulheres. Os urologistas podem avaliar e tratar essa condição, que pode ser causada por diversos fatores.

    Prolapso Vaginal:

    O urologista pode estar envolvido no diagnóstico e tratamento do prolapso vaginal, uma condição em que os órgãos pélvicos da mulher (como bexiga, útero ou reto) se deslocam de sua posição normal.

    Distúrbios da Bexiga:

    Condições como bexiga hiperativa, dor pélvica crônica e cistite intersticial podem ser avaliadas e tratadas por urologistas.

    Cálculos Renais:

    Os urologistas também podem tratar cálculos renais em mulheres, que são depósitos sólidos formados nos rins e que podem causar dor e complicações no trato urinário.

    Câncer Urogenital:

    O câncer do trato urinário, como câncer de bexiga, pode afetar tanto homens quanto mulheres, e os urologistas estão envolvidos no diagnóstico e tratamento dessas condições.

    Se você é uma mulher e está enfrentando problemas relacionados ao sistema urinário, reprodutivo ou pélvico, é importante procurar a orientação de um urologista ou um ginecologista especializado em questões urológicas. Eles podem realizar exames, avaliações e recomendar tratamentos apropriados com base nas suas necessidades e condições de saúde.

    Dr. Henrique Donizetti Bianchi Florindo
    Urologia
    Cirurgia Videolaparoscópica
    Jaboticabal / SP
  • Sim.
    O urologista trata os problemas do aparelho urinário nos homens e nas mulheres.

    Dr. Ricardo Ferri Barreto
    Urologia
    Penápolis / SP