Meu esposo fez a vasectomia no dia 20 de Dezembro de 2016. Porém, até hoje não fez o espermograma, o mesmo se recusa a fazer. É realmente necessário fazer o espermograma?

  • Sim.

    Dr. Jose Perandre Neto
    Urologia
    Toledo / PR
  • Sem dúvida, tem que fazer. Infelizmente cerca de 25% dos pacientes não fazem o exame e correm o risco de uma gravidez indesejada, pois o tempo para eliminação completa dos espermatozoides pode variar muito entre homens.

    Dr. Leonardo de Souza Alves
    Sexologia
    Urologia
    Belo Horizonte / MG