Estou com os leucócitos baixos (3600). Preciso procurar um médico?
Essa contagem é considerada normal em muitos laboratórios. Outros consideram 4.000 ou 4.500 como o limite inferior. Pode ser apenas uma característica constitucional sua, que não representa doença. Mas para analisar adequadamente se há algo merecedor de investigação, seria necessário ver todos os parâmetros do hemograma (incluindo a série vermelha, as plaquetas e a contagem diferencial dos leucócitos). Não se analisam contagens celulares isoladas, fora do contexto global.
Fiz transplante de medula pela segunda vez por conta de uma mielofibrose, o último agora recente [4 meses]. Após exames apareceram 9 blastos, terei de fazer o transplante de novo?
A decisão sobre um eventual terceiro transplante é individualizada e deverá ser tomada levando em consideração a opinião da equipe médica, assim como do paciente. Mas a presença de blastos é realmente indicativa de uma recidiva da mielofibrose.
Estou grávida de 32 semanas, minhas plaquetas estão 76, não estou sentindo nada e nem sangramento. Faço exames e está tudo normal, só não está ok com as o plaquetas. O que devo fazer?
Pode ser apenas um fenômeno chamado trombocitopenia específica da gravidez, que geralmente não requer tratamento. Ou pode ser uma trombocitopenia autoimune, que pode necessitar de tratamento com corticoide. O maior problema é que essa contagem contraindica a realização de anestesia peridural, necessária caso você venha a fazer uma cesariana. Seria prudente falar sobre isso com seu obstetra.
Eu tenho trombose e faço uso de rivoraxabana. Descobri recentemente que estou grávida. Já marquei a consulta com o angiologista e o obstetra. Mas, gostaria de saber se esse período que eu fiz uso sem saber da gestação, pode causar algum dano ao feto.
A rivaroxabana é contraindicada em gestantes, pois estudos em modelos animais mostraram efeitos negativos sobre o feto. Você deve suspender imediatamente o uso, e trocar por um anticoagulante seguro na gestação (geralmente a enoxaparina é preferida). Fale com seu obstetra a respeito.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.