Minha mãe apresenta hemoglobina 9,0, ela é diabética insulinodependente. Já teve três TEP, após cirurgia por fratura no fêmur. A anemia está muito reincidente, apesar de ter recebido noripurum intravenoso por três vezes. O que o Dr. aconselha?
Uma investigação objetiva e sistemática da causa da anemia. Reposição de ferro não terá resultado se a causa da anemia for outra que não a deficiência de ferro.
Plaquetopenia e anisocitose, quando é preocupante??
Não existe uma relação clara entre plaquetopenia e anisocitose, mas meu conselho é o de focalizar na investigação da plaquetopenia, que é o achado mais importante.
Tenho baço e fígado aumentado e minhas plaquetas oscilam, uma hora mais baixas outra hora aumentam um pouco, de anemia não muito, 10/11 leucócitos. Normal? O que pode ser? Antes tive muita infecção e tomei muito antibiótico e anti-inflamatório.
O aumento do baço (seja qual for o motivo) causa redução da contagem de plaquetas. É o que chamamos de hiperesplenismo. Procure um hematologista para maiores esclarecimentos.
Quando na gravidez a mãe muda o tipo sanguíneo (o+ p/ o-) é um problema grave ou algo raro que pode ser acompanhado? Obrigada.
O tipo sanguíneo não muda durante a gravidez. Provavelmente se trata de uma questão de sensibilidade do método laboratorial usado para a tipagem. Ela pode ser o que chamamos de "Rh fraco", que às vezes é identificado como Rh negativo.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.