Alexandre Mello de Azevedo
478 | Respostas |
1 | Especialistas concordam |
109 | Agradecimentos |
-
Linfonodos aumentados jamais serão "nada". É preciso fazer os testes sorológicos para as infecções mais comumente associadas a linfonodomegalia (toxoplasmose, citomegalovírus, HIV, vírus Epstein Barr, herpes), pois nem sempre há sintomas exuberantes. Se nada for encontrado, pode ser necessária uma biópsia de linfonodo para esclarecimento.
-
Pode significar uma reação da medula óssea a alguma situação de desequilíbrio sistêmico, como uma infecção ou uma doença inflamatória. Pode ser consequência de uma deficiência de ferro. Pode ser uma doença mieloproliferativa crônica. Pode ser que a pessoa tenha operado o baço (esplenectomia). É importante entender todo o contexto e, principalmente, saber como está o restante do hemograma.
-
Seu esposo tem uma imunoglobulina monoclonal no sangue e precisa fazer outros exames para ver se essa proteína anormal está causando problemas em outros órgãos do corpo. A definição da gravidade da situação depende de tais exames. Pode ser desde uma condição que só necessite de acompanhamento periodicamente (gamopatia monoclonal de significado indeterminado), até uma doença mais grave, que necessite de tratamento (mieloma múltiplo). O hematologista é o especialista indicado.
-
Sim, pois pode ser uma plaquetopenia (redução do número de plaquetas) autoimune, que necessite de tratamento. Não é recomendável chegar ao final da gestação com essa contagem, pois o trabalho de parto é um evento no qual normalmente já ocorre bastante sangramento, e a plaquetopenia pode agravá-lo.