Carlos Cesar Silva Manciola
16 | Respostas |
0 | Especialistas concordam |
10 | Agradecimentos |
-
Você já procurou um oftalmologista?
Setenta por cento das cegueiras poderiam ser evitadas se assim que surgisse o problema, ou mesmo antes, se fizesse uma consulta com esse profissional.
Portanto, evite soluções dadas por pessoas leigas, não use colírios prescritos nas farmácias, nem espere que o tempo resolva suas questões de saúde.
E não demore !!!
-
As conjuntivites geralmente cursam com secreção amarelada!
Mas, o importante em qualquer mal que nos ocorra é saber para eliminar a causa, o que está causando esse mal.
Muitas doenças podem ser a origem desta secreção e, em bebes, a obstrução das vias lacrimais está em primeiro lugar.
Assim, para um tratamento efetivo procure consultar um oftalmologista com urgência, porque secreções por muito tempo podem comprometer a visão futura do seu bebê.
-
Endossando as recomendações do colega, gostaria de acrescentar uma conduta que há mais de quinze anos indico a todos os meus pacientes: a limpeza diária do saco lacrimal após o banho normal!
Durante o dia, em nossas idas e vindas acumulamos partículas que estão em permanente suspensão no ar, como pólens, fumaça produzida pelos veículos e outros poluentes, e que normalmente se depositam no fundo de saco lacrimal , junto ao muco e substâncias gordurosas produzidas pelas glândulas lacrimais.
Ao cerrarmos os olhos para o reparador sono, estas substâncias - juntamente com a falta de oxigenação, fermentam e tornam o meio ácido, como o que ocorre normalmente em nossa boca com o muco bucal.
Por oito horas consecutivas sofrem as estruturas oculares - córnea e conjuntivas, a ação da acidez nestas delicadas estruturas e ao amanhecer percebemos a congestão e turvação da visão.
Recomendo então a lavagem dos olhos e sacos lacrimais após o banho diário com a instilação 20 a 30 gotas de soro fisiológico. Como uma lavagem ou varredura de tais partículas externas proporcionamos uma melhor oxigenação dos olhos durante o sono e um despertar sem toda aquela congestão.
Pela manhã, também gotas de soro gelado promovem uma redução desta congestão, pelo efeito físico anti-inflamatório do frio nas estruturas oculares.
-
Concordo com o colega quanto a importância da limpeza periódica dos bordos palpebrais.
Tenho como conduta orientar a meus pacientes uma limpeza periódica - a cada 3 ou 4 dias, dos bordos palpebrais com a utilização de produtos utilizados na limpeza e conservação das lentes de contato - Renu ou Opti-free. Eles agem como detergentes, idealmente fabricados para limpeza e desinfecção das lentes de contato e não irritar as estruturas oculares.
A utilização de cotonetes umedecidos com essas substâncias proporcionam uma boa limpeza dos cílios e bordos palpebrais. O enxágue com água corrente completa a ação.
-
O desenvolvimento da visão acontece do nascimento até os oito anos de idade.
Por serem órgãos duplos, mas independentes na sua acuidade, devem ser avaliados ao nascer - exame do reflexo, aos oito meses - equilíbrio muscular ou detecção dos desvios e a partir dos três e meio, até os quatro anos de idade - avaliação da acuidade visual, época em que detectadas, as alterações podem ser corrigidas com altos índices de sucesso.
Índices de refração com muita diferença são causadores das ambliopias, ou olho preguiçoso, que exigem a detecção precoce, oclusão e acompanhamento médico permanente.
Então, se você ainda não realizou o exame oftalmológico dos quatro anos, corra!!! ... porque urge o tempo e a melhor fase de correção terapêutica.