Doutor Responde
Login

Gustavo Rodrigues Correia Santos

3 Respostas
0 Especialistas concordam
0 Agradecimentos
Meu filho, adolescente com 16 anos, pela segunda vez em quatro meses, apareceu com uma bolinha no olho esquerdo, parecendo terçol. Sente dor, incômodo e ardência. Fomos a uma oftalmo e diagnosticou terçol na primeira vez. Mas a bolinha continua.
  • Olá!

    O quadro que você descreve pode ser uma recidiva de um hordéolo (terçol), que é um quadro agudo com vermelhidão e dor local; ou ainda um calázio, que é um quadro mais crônico e seria como um cisto de gordura palpebral. O tratamento de ambos inicialmente é clínico com pomadas antibióticas, higiene palpebral e compressas mornas. Alguns casos persistentes podem necessitar de drenagem cirúrgica. Retorne a sua oftalmologista para que a mesma dê seguimento ao tratamento iniciado.

    0
    Dr. Gustavo Rodrigues Correia Santos
    Dr. Gustavo Rodrigues Correia Santos
    Oftalmologia
    Salvador / BA
    Solicitar agenda
Tenho um filho de 7 anos. O olho direito dele, se percebe cada dia mais que está com estrabismo divergente. Se você o chama, ele olha torto, mas se falo "seu olho está torto", ele consegue centralizá-lo, por um momento. Qual seria o tratamento?
  • Olá!
    O quadro descrito na mensagem sugere o que chamamos de Exotropia Intermitente, um tipo de estrabismo. Mas, é importante que o diagnóstico seja realizado através de uma consulta com um oftalmologista especialista em ESTRABISMO. Os quadros vão desde crianças que raramente manifestam, a outras que manifestam frequentemente e evoluem a um desvio fixo. É relevante salientar que o estrabismo, além do prejuízo estético, pode prejudicar o desenvolvimento da visão da criança (ambliopia), o que pode se tornar irreversível se não for precocemente tratado. O tratamento do estrabismo irá depender das características particulares de seu filho.

    0
    Dr. Gustavo Rodrigues Correia Santos
    Dr. Gustavo Rodrigues Correia Santos
    Oftalmologia
    Salvador / BA
    Solicitar agenda
Bom dia! Não estou conseguindo olhar para a direita rapidamente e quando olho para frente vejo as imagens duplicadas. Eu uso apenas óculos para descanso e já passei por essa situação anteriormente, me consultei, fiz até o mapeamento e nada.
  • Bom dia, meu caro!
    O quadro que você está apresentando sugere uma paresia (ou fraqueza) da musculatura ocular externa, mas claro que é necessário uma avaliação oftalmológica completa com um oftalmologista especialista em ESTRABISMO para confirmar este diagnóstico. As causas para isso ocorrer são diversas, mas frequentemente estão associadas à traumatismos, diabetes e doenças neurológicas. Portanto, esse sintoma pode ser a primeira manifestação de um outro problema de saúde e deve ser investigado com muito cuidado juntamente com um médico neurologista.

    0
    Dr. Gustavo Rodrigues Correia Santos
    Dr. Gustavo Rodrigues Correia Santos
    Oftalmologia
    Salvador / BA
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.