Ivan Mario Braun
1298 | Respostas |
54 | Especialistas concordam |
1920 | Agradecimentos |
-
Seu filho, com certeza, precisa de uma avaliação psiquiátrica. Se ele não quer comparecer ao CAPS, sugiro que você converse com o serviço social do CAPS ou do posto de saúde e veja se há possibilidades de ele receber uma visita domiciliar. Em situações de emergência, as ambulâncias do SAMU (telefone 192) também podem ser acionadas e ele poderá ser levado a um pronto socorro onde haja um psiquiatra de plantão. Possivelmente, o serviço social do posto de saúde sabe informar qual o pronto socorro mais próximo de sua casa e que tenha psiquiatras de plantão.
-
Não.
 
Um(a) psiquiatra, sendo também médico(a), pode até desconfiar de que se trata de um caso de apneia obstrutiva.
 
Entretanto, o diagnóstico deve ser confirmado e, em geral, o(a) otorrinolaringologista é o(a) profissional mais indicado(a) para fazê-lo e indicar o melhor tratamento.
 
Em alguns casos, a avaliação clínica pode ser complementada por uma polissonografia que, em geral, é prescrita e interpretada por neurologistas ou neurofisiologistas clínicos(as).
-
Existem muitas causas de as pessoas dizerem que vão se matar, podendo ser desde uma forma de pedir ajuda até uma manifestação de uma grave depressão.
 
1. Esta pessoa aceita, pelo menos, fazer uma avaliação psiquiátrica?
 
2. Se não, sugiro procurar um(a) psiquiatra, mesmo sem o(a) paciente e relatar o caso. Algumas possibilidades que poderão surgir desta conversa:
 
a) o(a) psiquiatra orienta como influenciar a pessoa a aceitar o tratamento;
 
b) programa-se uma visita domiciliar;
 
c) em último caso, se for constatado que o risco de suicídio justifica, pode-se chamar uma ambulância ou serviço especializado e remover a pessoa para avaliação num hospital psiquiátrico.
 
Logicamente, esta resposta é geral e, em cada caso, pode haver soluções diferentes.
-
Manifestações deste tipo podem ter muitas origens. Somente como exemplo, cito três possibilidades:
 
a) distúrbios comportamentais onde, por diversos motivos, a criança tenta alcançar objetivos (ou evitar problemas) através de atitudes que comovam os adultos;
 
b) quadros de depressão, que também podem ocorrer em crianças, apesar de serem mais frequentes em adultos;
 
c) reações a situações traumáticas como "bullying" ou outros tipos de violência da qual a criança pode ter sido vítima e sobre as quais não consegue falar.
 
É extremamente importante que seu filho passe por uma avaliação psiquiátrica.
-
Psicoterapia é um conjunto de técnicas que, através da comunicação com um cliente, procuram fazê-lo entender melhor seu próprio funcionamento e, assim, melhorar sua qualidade de vida.
Existem várias linhas de psicoterapia, baseados em diferentes modelos e teorias.
Os principais profissionais que costumam ser habilitados para fazer psicoterapia são os psicólogos, que fazem Faculdade de Psicologia e geralmente têm formação para exercer atividades de psicoterapia e os psiquiatras, que são formados em Medicina, especializam-se em doenças mentais e, muitas vezes (porém nem sempre) tem uma formação adicional em técnicas de psicoterapia.