Doutor Responde
Login

Ivan Mario Braun

980 Respostas
52 Especialistas concordam
1710 Agradecimentos
Estou tendo crise de ansiedade que está me atrapalhando até a trabalhar, qual médico procurar? Psicólogo ou psiquiatra?
  • Sua pergunta está errada, quando diz "qual médico" procurar, porque psicólogos não são médicos. Psicólogos fazem faculdade de Psicologia e médicos fazem faculdade de Medicina. São duas formações diferentes e com capacitação diferente. A Psiquiatria, por sua vez, é uma especialidade médica focada no estudo, diagnóstico e tratamento de transtornos psiquiátricos. Os pontos em comum entre as duas profissões são que os sintomas dos transtornos psiquiátricos são de natureza psicológica e comportamental e muitos sintomas possuem tratamentos, tanto provenientes das pesquisas em Psicologia quanto daquelas em Psiquiatria. Alguns transtornos têm tratamento preferencialmente psiquiátrico, apesar de abordagens psicológicas complementares serem úteis (por exemplo, na esquizofrenia) e outros têm tratamento preferencialmente psicológico/comportamental e a abordagem psiquiátrica é menos relevante (por exemplo, as fobias ou a maioria das manifestações dos transtornos do espectro autista). Na maioria dos casos, é interessante que haja tanto uma abordagem psiquiátrica quanto psicológica/comportamental. No entanto, para diagnosticar os transtornos e definir que tipo de tratamento é mais indicado, de modo geral os psiquiatras têm mais treinamento. De modo geral, é mais seguro inicialmente procurar um psiquiatra e este (ou esta) profissional orientará você sobre os tratamentos mais adequados a seguir: se medicamentoso, se psicoterápico ou ambos. Mas, hoje em dia, muitos psicólogos também conhecem os limites de sua capacitação técnica e indicam o acompanhamento por psiquiatras, quando necessário.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Tenho um neto de 14 anos que caminha em círculos no quintal por horas, todos os dias. É ansioso, caladão, super focado em determinados assuntos e foi diagnosticado com autismo e TDAH, qual clínica psiquiátrica para adolescente atende? Obrigada.
  • Se os diagnósticos dele estiverem corretos, deve ser atendido por uma equipe multiprofissional experiente, com provável uso de medicação para TDAH, além de terapia comportamental e ocupacional para os comportamentos inadequados e desadaptativos e para o desenvolvimento de um repertório comportamental que ajude a adquirir hábitos mais saudáveis.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Olá, o que fazer quando acordo cansado? Não importa quanto tempo durmo, sinto vontade de dormir o dia inteiro, todo tempo que tenho estou dormindo, sem ânimo, sem vontade!
  • Sua queixa pode ter muitas causas como, por exemplo, depressão (há casos com hipersônia), apneia do sono e hipopneias, transtornos de movimentos do sono REM, uso de determinados medicamentos, alterações de tireoide etc. Consulte um psiquiatra que tenha experiência com transtornos do sono.

    0
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Oi, tenho 96 kg e 1,70m. Me alimento bem, pratico atividade física e bebo bastante água, mas a perda de peso é minha inimiga. A Bariátrica seria aconselhável?
  • Não há como responder, sem conhecer seu caso pessoalmente. Trata-se de uma decisão que deve ser tomada com muito cuidado, por vários motivos. Um dos mais importantes é que, se a pessoa tiver certos tipos de transtornos de alimentação, o procedimento de bariátrica pode não ser eficaz. Além disto, uma parte das pessoas desenvolve comportamentos compulsivos, principalmente quanto ao consumo de álcool. Finalmente, há outras opções para controle do comportamento alimentar, incluindo vários tipos de medicações e associações medicamentosas, administradas juntamente com técnicas comportamentais ou cognitivo-comportamentais. Se, mesmo assim, for feita uma opção pela bariátrica, deve-se passar por uma rigorosa avaliação clínica, nutricional, psiquiátrica e psicológica.

    2
    • Dr. Roberto S Chrysostomo
    1
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Pessoa da família pensa que é perseguido, diz que precisa se livrar das câmeras, não considera-se dona da sua vida, que tudo é controlado por essa pessoa e ninguém denuncia! O que fazer?
  • Deve levar a pessoa a um psiquiatra, para fazer o diagnóstico e indicar tratamento, se for mesmo um caso de delírio. Se for, sem tratamento pode piorar, muitas vezes, e oferecer riscos para si mesmos, para a família e a sociedade. Se a pessoa não aceita ir ao psiquiatra, você pode chamar uma ambulância e levá-la a um serviço psiquiátrico (ou pronto-socorro com psiquiatra) ou você fazer uma consulta com psiquiatra e pedir orientações específicas para o caso.

    1
    Dr. Ivan Mario Braun
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.