Kelly Simone
10 | Respostas |
1 | Especialistas concordam |
39 | Agradecimentos |
-
Por se tratar de uma doença genética, recomenda-se que todos os parentes de primeiro grau realizem exames complementares (especialmente eletrocardiograma e ecocardiograma) objetivando identificar a doença em pacientes ainda sem sintomas. Pode haver a mutação genética ainda sem a manifestação clínica (hipertrofia cardíaca). Testes genéticos (mais comumente usados em pesquisa) podem ser empregados na prática clínica especialmente se houver história de morte súbita na família. A periodicidade da avaliação cardiológica depende da idade. Recomenda-se avaliação anual em adolescentes até os 18 anos. A partir dessa idade o intervalo pode ser a cada 5 anos.
-
Bom dia. Toda Palpitação (sensação de aceleração/desaceleração nas batidas do coração) deve ser avaliada. Pode simplesmente estar relacionado à ansiedade, mal condicionamento físico, doenças na tireoide, por exemplo, ou pode ser decorrente de alguma arritmia cardíaca. Existem diversas arritmias. Desde aquelas benignas, comuns e que normalmente não causarão nenhum colapso, até aquelas mais complexas, relacionadas a alterações na estrutura do coração. Sugiro procurar o cardiologista para melhor elucidação diagnóstica e realização de exames (ecocardiograma, holter e/ou teste ergométrico, a critério da avaliação cardiológica). O senhor (a) faz uso de medicações também usadas no tratamento de palpitação/ arritmia (Metoprolol) e para transtorno de ansiedade/ depressão (Sertralina), devendo ser informadas ao seu médico assistente.
-
Durante a realização do exame de holter se deve realizar as atividades habituais e se identificado algum fator que desencadeia o sintoma (palpitação, dor no peito ou sensação de desmaio) como a ingesta de alguma bebida ou estresse ou esforço (subir escada por exemplo) esse pode ser realizado (se fizer parte da rotina do paciente) desde que se tenha cuidado para não molhar nem soltar os eletrodos e na ocorrência do sintoma deve ser registrado o horário no diário anexo.
-
Se o senhor realizou um exame não invasivo (teste ergométrico) e teve alterações (dor torácica clássica e/ou alterações no eletrocardiograma e/ou alterações nos parâmetros Hemodinâmicos ) durante o Esforço que sugerem que ainda tem alguma coronária com obstrução, é importante que prossiga a investigação. O cateterismo é o EXAME que mostrará se os outros vasos (coronárias) não têm obstrução significativa e se os stents estão pérvios (sem obstrução), orientando o tratamento: se apenas deve usar medicação (sempre muito importante) ou se precisa de nova angioplastia (colocação de stent) ou de cirurgia (popularmente conhecida como "ponte de safena"). Seu cardiologista analisará qual a melhor conduta frente ao resultado dos seus exames.
- 1
- 2