Meu pai tem 84 anos, fez gastrectomia há 3 anos, no entanto, o estado dele ultimamente tem se agravado pois não está com mais ânimo, não se alimenta e sente dores musculares no corpo todo. Mensalmente é aplicado B12, apresenta quadro depressivo.
Ele precisa de uma avaliação geriátrica ampla: além dos possíveis problemas nutricionais, há outros distúrbios devidos à idade e mesmo possíveis quadros neurológicos que podem estar afetando o estado dele. Recomendo, sim, a avaliação de um bom geriatra ou, se não houver na sua cidade, um bom clínico geral.
Minha mãe está com 72 anos e há alguns dias está com perda de memória. Não se lembra de algumas pessoas e fatos, números de telefones que ela tinha decorado. Estou necessitando de tratamento com geriatra e não sei como conseguir tal atendimento.
Ela realmente precisa ser avaliada. Perdas de memória muito agudas podem indicar doenças que até não estão diretamente ligadas ao cérebro e que, uma vez tratadas, permitem a recuperação da memória. Sugiro consultar mesmo um geriatra. Se não conseguir e ela piorar, talvez seja o caso de levá-la a um pronto socorro.
Dr., minha mãe tem 78 anos. Ela está passando por momentos muito difíceis de entender. Ultimamente ela foi internada por 12 dias, está meio depressiva, mas não é mais pelo problema que ela foi internada. É como uma manha, mas sério. Como agir?
A depressão não pode ser confundida com a manha. A depressão é uma doença, que afeta os neurotransmissores cerebrais e precisa ser diagnosticada corretamente e tratada corretamente. Claro que há características da personalidade das pessoas que facilitam ou dificultam o tratamento, mas isso será também avaliado pelo médico.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.