Boa tarde. Passei por uma cirurgia cardíaca e hoje, nesse momento, estou com muito medo. Medo dessa situação de impotência, medo de morrer.
O medo é uma reação normal a momentos de estresse, em fase de mudanças ou após um trauma como é uma cirurgia de grande porte. O medo no seu caso é normal, mas precisa ver se está atrapalhando as suas funções de vida e caso tenha uma crise de pânico ou uma ansiedade fora do comum, aí sugiro buscar ajuda especializada em psicoterapia e acompanhamento com psiquiatra. Abraço.
Há alguns meses, notei meu comportamento diferente, muito irritada, esquecendo as coisas, mãos trêmulas, aperto no peito, insônia, medo de morrer e chorando muito; isso começou depois que eu mudei de cidade. Devo procurar um psiquiatra?
Sim, você está em claro sofrimento e precisa de ajuda especializada para averiguar se há um quadro depressivo ou ansioso associado a esta fase de mudança na sua vida. Abraço e melhoras.
Oi, tem 4 meses que perdi meu pai e, desde quando perdi meu pai, está me dando muita falta de ar. Fui ao médico e disseram que é emocional.
Sim, um luto e reações emocionais pela morte de um ente querido pode persistir por até 6 meses. Procure um terapeuta para melhoria dos sintomas de ansiedade. O uso de calmantes e acompanhamento psiquiátrico também pode te ajudar muito.
Há anos que tenho pesadelos com eletricidade e penso muito na morte, é normal isso?
Pesadelos tem muitas causas, mas em geral significam que você atingiu um sono profundo, conhecido como sono REM. Segundo a psicanálise, os sonhos e pesadelos são manifestações do seu insconsciente, portanto uma das soluções para seu caso seria iniciar uma psicoterapia para ver a questão da repetição dos mesmos pesadelos e desta temática da eletricidade. Está faltando eletricidade ou energia na sua vida?
Depende da droga a qual se refere a dependência. De maneira geral, usamos calmantes para abstinência em geral e abstinência alcoólica, mas sempre melhor ver caso a caso e conforme perfil do paciente versus efeitos colaterais das medicações. Abraço e boa semana.
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.