Viviane Silva Batlle
51 | Respostas |
1 | Especialistas concordam |
31 | Agradecimentos |
-
Olá. O FAN é um exame de rastreamento para algumas doenças autoimunes, mas o resultado deste único exame não é suficiente para se concluir nenhum diagnóstico. Uma avaliação criteriosa de sintomas, alterações ao exame físico e de outras análises laboratoriais é necessária para que se complete os critérios de uma doença autoimune. O FAN só deve ser solicitado quando o médico já tem alguma suspeita em mente, mediante as queixas apresentadas pelo paciente ou alterações já presentes em outros exames. Nunca deve ser feito como um exame de rotina, já que até 25% da população pode apresentar um FAN reagente sem significado clínico (sem doença associada a ele).
-
Você deve consultar um reumatologista e seguir um tratamento. Muitas vezes, uma primeira medicação poderá não ser eficaz, mas ajustes de doses e combinações de medicamentos e medidas não medicamentosas devem ser testados para que se obtenha uma melhora na qualidade de vida. Em alguns casos as dores são crônicas, mas o paciente pode atingir uma melhora satisfatória dos sintomas se seguir uma proposta multidisciplinar de tratamento.
-
As crises convulsivas são bastante raras nos quadro de LÚPUS, mas não só podem ocorrer, como são consideradas na avaliação dos critérios para o diagnóstico. Dores de cabeças são sintomas comuns, porém não são específicos para lúpus e portanto outras causas, como cefaleia tensional, enxaqueca, fibromialgia devem ser cogitadas.